segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Série: “Os Dez Mandamentos”: A Quarta Mitsvá

A Chave do Relacionamento Com Nosso Criador

By Gamli'el Ben-Avraham baseado em “The Ten Commandments” da United Church of God

“Se lembre do dia de Shabat, manter isto santo. Seis dias você trabalhará e fará todo seu trabalho, mas o sétimo dia é o Shabat do Eterno, teu Elohim. Nisto você não fará nenhum trabalho: você, nem seu filho, nem sua filha, nem seu criado masculino, nem seu criado feminino, nem seu gado, nem seu estranho que está dentro de seus portões. Para em seis dias o Eterno fez os céus e a terra, o mar, e tudo aquilo está neles, e descansou no sétimo dia. Então o Eterno abençoou o dia de Shabat e consagrou isto” (Shemot/Êxodo 20:8-11).

Por que está reservando para um dia uma semana tão importante aquele o Eterno incluiu isto como um das Dez Ordens dele?
A Quarta Mitsvá, lembrar-se do Shabat, conclui a seção das Dez Mitsvót que especificamente ajuda a definir uma relação apropriada com o Eterno — como nós amamos, adoramos e nos relacionamos com Ele. Explica por que e quando nós precisamos tirar um tempo especial para ficarmos mais íntimos com nosso Criador.
O Shabat, o sétimo dia da semana, é o dia fixado e separado pelo Eterno como um tempo de descanso e rejuvenescimento espiritual. No calendário gregoriano, o Shabat começa na noite de sexta-feira ao pôr-do-sol e termina a noite de sábado ao pôr-do-sol.
Claro que, alguém perguntará imediatamente: Por que o sétimo dia? Como nossa relação com o Eterno pode beneficiar qualquer um que observar este dia particular há qualquer outro dia? Afinal de contas, a sexta-feira à noite e o dia de sábado possui uma variedade de tipos de jogos esportivos, negócios e outras atividades seculares. Por que nós deveríamos ser diferentes? Não é este uma ordem simbólica — que nunca significou ser levada literalmente — e Yeshua HaMashiach não ignorou esta mitsvá, nos deixando livre do fardo de mantê-la? Estas perguntas representam algumas das convicções mais amplamente assumidas e mantidas sobre a Quarta Mistvá (4º Mandamento). Mas a mitsvá do Eterno é simples e fácil entender.
Assim por que esta mitsvá é tão frequentemente ignorada, atacada e é explicada como abolida por tantos? Poderia ser porque os desafios para a mitsvá do Shabat são visões geradas pelo deus deste mundo atual? Afinal de contas, este ser quer que nós aceitemos estas visões porque ele odeia a Torá (Lei) do Eterno. Ele faz tudo que ele pode para nos influenciar a ignorar, evitar e argumentar nosso caminho ao redor disto. Poucos alcançam a extensão da sociedade na falta de doutrina por Satanás. Como na realidade “o deus deste século” (2 Coríntios 4:4), ele enganou a maioria da raça humana (Guilyana/Apocalipse 12:9). O mundo inteiro tornou-se presa sobre a influência dele (1 Yochanan/João 5:19). O seu objetivo sempre foi destruir a verdadeiro relação entre o Eterno e a humanidade. Ele quer nada além de fazer com que as pessoas não desenvolvam o amor, uma relação pessoal com o seu Criador — que é o propósito da Quarta Mitsvá. Ele quer nos impedir de alcançar nosso destino incrível na família do Eterno!

Yeshua e os seus apóstolos mantiveram o Shabat

O que nos ensina o exemplo pessoal do Mashiach sobre o Shabat? “E, chegando a Nazareth, onde fora criado, entrou num dia de Shabat, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.” (Lucas 4:16). Yeshua usou o Shabat para seu propósito planejado: ajudar as pessoas a desenvolver uma relação pessoal com o seu Criador. Depois da Sua morte, nós vemos os Seus Talmidim seguirem o Seu exemplo na observância do dia de Shabat. “E Sha'ul, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três Shabatot deu-lhes drashot1 com base no Tanach.” (Atos 17:2). “Todo o Shabat, Sha'ul debatia na sinagoga, onde tentava convencer judeus e gregos.” (Atos 18:4).
Porém, hoje a maioria das pessoas que professam para seguir o Mashiach não segue o exemplo deixado por Ele e os seus Talmidim. A maioria não percebe que a rejeição por atacar o Shabat como o dia de adoração do Mashiach não começou até quase 300 anos depois do ministério Dele na terra.
A substituição oficial do Shabat para o domingo (Dominus Dei) foi orquestrada pelo imperador romano Constantino que fez do Cristianismo a religião oficial de Roma para assegurar vantagem política sobre um contendor derrotado ao cargo de imperador. O seu rival apoiava uma política de perseguição e morte aos cristãos. Constantino foi rápido em agarrar a vantagem política de aceitar e apoiar os cristãos, mas esta aceitação veio com um preço: o controle do estado (Roma) sobre todos os assuntos religiosos.
Em nenhuma parte na Bíblia o Pai ou Yeshua HaMashiach deram permissão de cessar ou para mudar o dia do Shabat do sétimo dia para o domingo, o primeiro dia da semana. Nenhum ser humano, instituição ou estado alguma vez teve o direito para mexer com o que o Eterno fez sagrado.

O Shabat e uma relação religiosa

O Shabat é vital à nossa relação com o Eterno porque molda o modo como nós O percebemos e O adoramos. Nós deveríamos nos lembrar do Shabat por formalmente adorarmos o Eterno neste dia. Caso contrário, nós perdemos esta compreensão especial que o Eterno quer desenvolver em nós através da adoração a Ele neste dia. Em Bereshit/Gênesis 2:1-3 diz:
“Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Elohim acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou o Eterno o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Elohim criara e fizera.”
O Shabat é um dia especial para nos concentrar em desenvolver nossa relação espiritual com o Eterno. Embora seja um dia de descanso de nossas rotinas normais e de rejuvenescimento físico até mesmo, não é um dia para não fazer nada, como alguns assumem. Pelo contrário, o Shabat é um dia especial aceso que nós mudamos o foco de nossa atividade dramaticamente.
O Eterno determinou que este é um período delicioso durante qual nós dispomos para nos achegarmos mais intimamente a Ele. O Eterno disse, através de Ieshaiáhu/Isaías 58:13-14:
“Se desviares o teu pé do Shabat, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao Shabat deleitoso, e o santo dia do Eterno, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, Então te deleitarás no Eterno, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança [a abundância de bênçãos] de teu pai Ya'akov; porque a boca do Eterno o disse.”
Realmente, “te deleitarás no Eterno” é a razão pela qual nós deveríamos cessar, durante às 24 horas do Shabat (sexta-feira ao anoitecer até o por-do-sol de sábado), o trabalho e atividades normais que consomem nosso tempo nos outros seis dias da semana.
Relações levam tempo. Toda associação próspera exige tempo. Nenhuma relação íntima pode ter sucesso sem isto — nenhum namoro, nenhum matrimônio, nenhuma amizade. Nossa relação com o Eterno não é nenhuma exceção. Porém, o Eterno quer que nós disponhamos um tempo especial para O adorar. É isso que é o Shabat — o sétimo dia da semana — pode prover.
A palavra hebraica Shabat שבת (Dicionário Strong's 07673) significa 1) parar, desistir, descansar; 1a) (Qal); 1a1) parar; 1a2) descansar, desistir (referindo-se ao trabalho); 1b) (Nifal) parar; 1c) (Hifil); 1c1) fazer parar, terminar; 1c2) exterminar, destruir; 1c3) fazer desistir; 1c4) remover; 1c5) levar a fracassar; 2) (Qal) guardar ou observar o sábado. Ou seja, o Shabat significa “cessar, pausar ou fazer uma intermissão.”
No Shabat nós somos chamados a cessar nossas atividades regulares e dedicar nosso tempo e atenção a nosso Criador. Por que? Em Shemot/Êxodo 20:11 encontramos o porque:
“Porque em seis dias fez o Eterno os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Eterno o dia do shabat, e o santificou.”
O Shabat, de um modo diferente de qualquer outra mitsvá, nos mantém em contato real com o Eterno, o nosso Criador.

Um mundo sem conhecimento do verdadeiro Eterno

Dê uma olhada no mundo a nossa volta. A teoria da evolução de que o mundo e tudo nele foi desenvolvido do nada, domina o pensamento do altamente educado. A maioria dos estudantes ridiculariza à ideia de que a criação requer um Criador que pensa, tem um proposito, o Todo-Poderosa. Até mesmo muitos estudantes que se professam cristãos aceitam este ponto de vista. Porém, a observância do Shabat no sétimo dia ao qual mantém aqueles que fielmente obedecem as Dez Mitsvót em recordação constante de que a sua fé é fundada na existência de um Criador bem real.
Nós lemos em Ivrim/Hebreus 11:3:
“Pela fé [acreditando no que a Bíblia nos conta] entendemos que os mundos pela palavra de Elohim foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.”
Esta fé não é nada menos que uma confiança inabalável em que a Bíblia foi inspirada pela Ruach do Eterno e com precisão revela como o mundo, e a raça humana, começou a existir.
O Eterno revela poucos detalhes sobre como Ele criou o universo — só que Ele o criou. Observando o Shabat traz este fato às nossas mentes todas as semanas. o Eterno não quer que nós percamos esta compreensão. Ele sabe que todo o mundo que negligencia este conhecimento perde a visão de quem e o que que Ele é. Isso é um conhecimento crucial. É também por isso que a observância semanal do Shabat é tão importante à nossa relação com nosso Criador. Nos mantém em recordação constante que nós adoramos o Criador do universo.

A criação continua

O Shabat não é apenas uma lembrança de uma criação passada. O Eterno terminou a parte física da Sua criação em seis dias. Porém, a parte espiritual ainda está a caminho. O Shabat é o primeiro dia de acesso a esta criação espiritual — a criação de uma nova pessoa no Mashiach — acontece. Como o apóstolo Sha'ul nos disse em 2 Coríntios 5:17:

“Assim que, se alguém está no Mashiach, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”

A nova criação espiritual é interna — no coração e no caráter de cada pessoa. Começa quando (Efésio 4:22-24):
“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis na Ruach da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Elohim é criado em verdadeira justiça e santidade.”
Colossenses 3:10 nos diz:
“E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.”
O caráter espiritual não pode vir somente por nosso próprio testamento. O “velho homem” sucumbirá inevitavelmente às fraquezas e puxará a natureza humana. Sha'ul resume esta luta em Romanos 7:18-19, nos diz:

“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.”

O próprio o Eterno cria o caráter espiritual santo e íntegro em nós. Ele reforma nosso pensamento e nos dá o testamento e o poder para resistir a nossa natureza. Sha'ul confirma isto, nos falando em Filipenses 2:13:

“Porque Elohim é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.”
O dia de renovação

Você alcança o quão importante é isto? Se nós estivermos no Mashiach, nosso Pai divino estará criando em nós o Seu próprio caráter, a Sua natureza divina. Kefa Bet/2 Pedro 1:4 diz:

“Pelas quais Ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.”
O dia da semana que Ele reservou perpetuamente para nos lembrar que Ele é que o Criador é o mesmo período semanal durante o qual Ele nos instrui e nos molda em uma nova criatura.
A Palavra do Eterno nos chama “bebês recém-nascidos” em Kefa Alef/1 Pedro 2:2:
“Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo.”
O Shabat é o tempo que o Eterno pôs de lado para nós crescermos mais intimamente a Ele pelo estudo da Sua Palavra (a Torá), oração pessoal e instrução de grupo.
Ele santificou-o — separando-o — como dia santo (Bereshit/Gênesis 2:1-3). Nós deveríamos usar este tempo para se deleitar Nele buscando a participação dele diligentemente em nosso desenvolvimento espiritual, como nos diz Ieshaiáhu/Isaías 58:14:
“Então te deleitarás no Eterno, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Eterno o disse.”
O Shabat é o dia ao qual os Talmidim de Yeshua deveriam estar se desenvolvendo mais íntimos um ao outro; como nos diz Ivrim/Hebreus 10:24-25:
“E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.”
O Shabat é o único dia que o Eterno determinou para uma reunião semanal, como é dito em Vaikrá/Levítico 23:3:
“Seis dias trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhum trabalho fareis; Shabat do Eterno é em todas as vossas habitações.”
A evidência interna dos mostrada na Brit Chadashá que os Talmidim de Yeshua HaMashiach e os seus convertido continuaram se ajuntando no sétimo dia, o Shabat. Porém, eles observaram o dia com uma ênfase renovada na “nova” pessoa que o Eterno está a criar no processo. A relação do sétimo dia para as suas vidas cresceu em sua importância para eles. O livro de Ivrim/Hebreu (4:9) confirma que os seguidores de Yeshua e os Talmidim mantiveram o Shabat, afirmando que:
“Portanto, resta ainda um repouso [o Shabat] para o povo de Elohim.”
Sim, Yeshua e os seus Talmidim obedeceram constantemente o mandamento do Eterno para manter o santo Shabat. Eles mantiveram o sétimo dia como o Shabat, da mesma maneira que os judeus daquela época faziam. A ordem do Eterno para nós é dita em Shemot/Êxodo 20:8:

“Lembra-te do dia do Shabat, para o santificar.”
Nós precisamos desesperadamente tirar um tempo para crescer e estarmos perto de nosso Criador. Ele nos fala quanto tempo especial nós precisamos deixar aparte para nossa relação com Ele e quando fazer isto. Nós temos que decidir se nós confiamos no Seu julgamento e se estamos dispostos a obedecer o Seu mandamento do Shabat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.