segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A Lei do Eterno

A Torá foi Abolida no Novo Testamento?


Por Gamli'el Ben-Avraham baseado em Scott Ashley.

Se o Shabat realmente foi abolido na Brit Chadashá (Novo Testamento), nós devemos achar numerosas passagens ao longo do Novo Testamento que clarificam isso. O negar de um dos “Dez Mandamentos do Eterno” certamente não vai requeira nada menos do que isso.
Yeshua HaMashiach disse que “... nem um jota ou um til se omitirá da lei” até que TUDO seja “cumprido”, ou completamente concluído seu propósito (Mattitiyahu/Mateus 5:18).
Várias passagens, incluindo, capítulos inteiros do Novo Testamento, torna claro o propósito espiritual por trás de tais praticas como: sacrifícios de animais e serviços do Templo (veja Ivrim/Hebreus 7:11-19; 8:1-6; 9:1-15; 10:1-18).
Mas os Mandamentos do Eterno permanecem. Os últimos livros escritos no Novo Testamento foram: em 85-95 EC, as epístolas de Yochanan/João e, em 95 EC, o livro de Guilyana/Revelações. Teria sido os Dez Mandamentos abolidos naquele tempo? Note as palavras de Yochanan/João:
“E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: 'Eu conheço-o', e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.” (Yochanan Alef/1 João 2:3-4).
Yochanan definiu o pecado como a violação das leis do Eterno (a Sua Torá).
“Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade.” escreveu ele (Yochanan Alef/1 João 3:4).
Ele sabia que a lei do Eterno era uma lei de amor, definindo nosso amor pelos outros e nosso amor para com o Eterno:
“Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.” (Yochanan Alef/1 João 5:2-3).
A intenção da lei do Eterno desde o princípio foi o amor, como Yeshua HaMashiach ensinado:
“E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, que andeis nele.” (Yochanan Bet/2 João 6).
O livro de Guilyana/Revelação, divinamente inspirado pelo próprio Yeshua HaMashiach (Guilyana/Revelação 1:1), também apóia o manter-se os Mandamentos do Eterno. Em Guilyana/Revelação 12:17, logo antes de Yeshua HaMashiach, voltar, HaSatan tenta destruir os membros da Kehilá/Congrgação (Igreja) de Elohim,
“Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Elohim e a fé em Yeshua.” (Guilyana/Revelações 14:12)
... assim vemos que aqui Yochanan/João descreve os santos como “os que guardam os mandamentos de Elohim e a fé em Yeshua.” Confiança/Fé e cumprir as ordenanças do Eterno andam de mãos dadas, como Sha'ul/Paulo declarou anteriormente:
“Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.” (Ruhomayahu/Romanos 3:31).
No último capítulo da Bíblia, Yeshua HaMashiach deu uma mensagem final para a Kehilá (Igreja):
“E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. (…) Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.” (Guilyana/Revelação 22:12, 14).
Claramente a lei do Eterno, ou seja, a Sua Torá, não foi abolida na Brit Chadashá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.