segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A Graça e a Lei

Por Que Elas São Inseparáveis?
Por Gamli'el Ben-Avraham baseado em “The New Covenant: Does It Abolish God’s Law?”.
A palavra graça é regularmente usada por algumas pessoas religiosas como se substitui-se toda a necessidade de obedecer a lei do Eterno. Esta conclusão não só é inexata, como também é diabólica! Aqui está a razão: Sem lei não haveria nenhuma necessidade da graça. A palavra graça, como a palavra grega “charis” é traduzida na Brit Chadashá (Novo Testamento), significa mostrar livremente “favor” — um presente (é de charis que nós derivamos a palavra caridade). Em um contexto religioso a palavra graça é freqüentemente usada para o presente de perdão. Ela se refere como o Eterno estende o Seu favor aos pecadores arrependidos perdoando a nossa desobediência anterior da Sua lei (Torá) — o nosso “pecado previamente cometido” (Ruhomiyahu/Romanos 3:25):
“Ao qual Elohim propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência do Eterno.”
Isto é necessário porque...
“Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade.” (Yochanan Alef/1 João 3:4).
Se não houver nenhuma lei para quebrar, não há nenhuma coisa tal como pecado. E se não há nenhum pecado a mesma idéia de graça, como o perdão do Eterno, não tem nenhum significado.
Elohim não elimina simplesmente nossos pecados, nossos atos sem lei. Nem Ele os ignora simplesmente. No entanto:
“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que o Mashiach morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras.” (1 Coríntios 15:3)
… assim:
“Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Yeshua que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Elohim, provasse a morte por todos.” (Ivrim/Hebreus 2:9).
Em outras palavras, era fazer o favor de Elohim — a Sua graça — disponível a todos que se arrependem (virando as costas para o pecado) que Yeshua...
“O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.” (Tito 2:14).
Então, graça cerca mais que apenas o perdão para os pecados passados. Também inclui o presente da Ruach HaKodesh (o Espírito Santo) para nos ajudar a obedecer as leis do Eterno. Realmente, recorre a todos os presentes grátis e não merecidos de HaShem. Inclui a Sua ajuda em nos voltarmos inicialmente para longe do pecado e nos conduzindo à Sua verdade e modo de vida, o Seu perdão de nossos pecados passados e no final das contas nos concedendo o maior presente de todos — a vida eterna no Seu Reino.
Mas sem lei (Torá), a graça seria sem sentido porque não haveria nenhum modo para definir o pecado. Ainda sem graça, não pôde ser dado o perdão dos pecados por quebrar a lei do Eterno disponível para nós. Assim Yeshua morreu e subiu aos céus para tornar a graça disponível para qualquer um que esteja ansioso e disposto a ir novamente e não pecar mais, como é dito em Yochanan/João 8:11.
Pela graça, nós podemos ser perdoados primeiro de nossas transgressões e então permitidos pela Ruach HaKodesh a obedecer a lei (Torá) do coração do Eterno — com a última meta e promessa de poder viver para toda a eternidade em obediência perfeita. Assim, lei (Torá) e a graça são totalmente inseparáveis.
A Torá (Lei) é necessária para definir o pecado e suas conseqüências. A Graça é necessária para que assim possamos ser perdoados de nossos pecados e possamos ser conduzidos a obediência a Torá do Eterno pelo poder da Ruach HaKodesh e com a ajuda de Yeshua HaMashiach que é nosso Salvador e Kohen Gadol Sumo-Sacerdote).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.