segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A Brit Chadashá

Como é o “Novo” na Nova Aliança?
Por Gamli'el Ben-Avraham baseado em “The New Covenant: Does It Abolish God’s Law?”.
Na Brit Chadashá (Novo Testamento) a palavra grega traduzido por “novo” em “Novo Testamento” é, com uma exceção, kainos, que significa “novo sobre a forma ou qualidade, de uma natureza diferente da qual é, contrastado como o velho” (Vine’s Complete Expository Dictionary of Old and New Testament Words, 1985, “novo,” ênfase somada).
Só em Ivrim/Hebreus 12:24 é diferente a palavra, ode se usa no grego “neos” para designar “novo” em “Novo Testamento”. Neos “significa ‘novo' a respeito de tempo que é recente; é jovem de uso, e assim traduzido, especialmente o grau comparativo ‘mais jovem'; adequadamente o que neos pode ser é uma reprodução do velho em qualidade ou caráter” (ibid., ênfase adicionada).
Nenhuma palavra grega para “novo” sugere que todo aspecto do Sinai ou Antigo Testamento (Tanach), foi substituído. Apenas indica que a mais recente convenção aumentou e melhorou a qualidade da convenção original. O inquestionável do Novo Testamento (Brit Chadashá) proporciona uma relação melhor para com o Eterno que a relação retratada apenas simbolicamente na convenção anterior. Para assegurar esta melhor relação, algumas novas características foram somadas ao “Novo” (ou qualitativamente melhorado) Testamento e algumas características obsoletas foram substituídas. Mas as características comum a ambos as convenções permanecem inalteradas e imexíveis.
Esta nova relação só está disponível através de Yeshua HaMashiach, nosso novo Kohan Gadol (Sumo-Sacerdote) e nosso sacrifício real pelos nossos pecados. A morte do Mashiach, pagou os pecados da humanidade, abriu a porta para todos que de boa vontade se arrependem, para receber o Eterno, nosso Elohim, e serem assim conduzidos pela Ruach HaKodesh (o Espírito Santo) e serem aceitos por HaShem como os Seus filhos e filhas. Como nosso Kohen Gadol permanente, Yeshua substitui o sumo sacerdote que somente era um descendente humano de Moshe irmão de Aaron.
HaShem, através da Sua “renovação” da aliança também oferece promessas enormemente melhores. Ainda não abandona nenhum dos Seus princípios espirituais que eternamente refletem a mente de Elohim e Seu caráter. Esses princípios são explicados com precisão e muito adequadamente nas escrituras do Tanach (Antigo Testamento, composto pela Torá, Escritos e Profetas). Yeshua e todos os seus apóstolos, inclusive Sha'ul/Paulo, usaram esta Bíblia como a sua autoridade para os verdadeiros ensinos de Elohim como podemos ver em:
“Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Elohim.” (Mattitiyahu/Mateus 4:4)
“Pois coisas estranhas nos trazes aos ouvidos; queremos, pois, saber o que vem a ser isto.” (Atos 17:20)
“Sha'ul, servo de Yeshua HaMashiach, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Elohim. O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras.” (Ruhamayahu/Romanos 1:1-2)
“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Yeshua HaMashiach. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Elohim seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” (2 Timóteo 3:14-17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.