terça-feira, 15 de setembro de 2009

Os Dez Dias de Teshuavá (Retorno)

Voltando ao Criador
 
Os dias que ocorrem entre Rosh Hashaná e Yom Kipur são conhecidos como os dez dias de Teshuvá.
Arrependimento insinua que você se comportou mal e então você deve se retificar. Comumente a palavra Teshuvá muitas vezes é mal traduzida como arrependimento, “Teshuvá” significa realmente “Retornar”.
Isto significa que essencialmente você é sempre bom, só que pelas coisas da vida você se desvia de sua "base", e a única coisa que você tem que fazer é redescobrir seu interior, seu verdadeiro lugar e voltar lá.
Um retorno a nossa verdadeira essência, a que sempre permanece conectada a sua fonte. O caminho da "teshuvá" começa com um sincero arrependimento pelas nossas transgressões e a firme decisão de abandonar essas práticas. Também é o desejo para se acercar mais de HaShem pela oração e o incremento em nossa execução dos preceitos, particularmente no preceito de dar caridade aos necessitados, o qual “redime” a alma de sua prisão espiritual. Nas palavras do Zohar, “A Teshuvá faz retorno a presença Divina, a fonte da alma, do exílio para o qual foi confinada pela transgressão".
Esta é a época mais espiritual do ano, é um momento no qual nossas almas estão mais próximas do céu do que da terra, quer percebamos isto ou não, é assim. Durante o ano a alma pode elevar-se muito, mas nestes dias a alma pode chegar até sua própria essência. Use estes dias entre Rosh Hashaná e Yom Kipur para meditar, orar, para estudar a Torá e cumprir mais Mitsvot.
 
“Teshuvá redime a Fonte da alma de seu exílio, e faz retornar o fluxo das manifestações Divinas ao lugar correto”. - Zohar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.