sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Sucot

Festa dos Tabernáculos - Festa das Cabanas
By Rav. Juda Ben Haim, Moreh

Por que e como celebrar?
Ordem do Senhor – em estatuto perpetuo – Levitico 23, 34,43.
Tabernaculo – residencia temporaria em grego – nome aplicado ao "Mishkan" ou residencia temporaria do Senhor dentro do Povo de Israel. Ou seja, falamos da realidade da presença ("schehiná") de Adonai entre os homens. Yeshua é também Tabernaculo Divino, sendo ele a presença da Entidade Divina em figura humana.
Também é a época mais provavel do nascimento de Yeshua.
Como diz a Carta aos Judeus Messianico ( Hebreus) – todo o que existia e existe é sombra do que existe no Reino de Elohim – assim devemos ver o Tabernaculo – e os Templos de Jerusalém – como sombras de coisas que virão...
"Sucot"- as cabanas onde habitava o Povo de Israel durante a sua jornada no deserto de Sinai. Preparar uma "sucá" é importante porque devemos asumir mentalmente as dificuldades que o Povo de Israel passou no deserto – daí a obrigação de passar a maior parte do tempo possivel na "sucá", especialmente tomar ali as refeições, pelo menos uma vez ao dia.
Lembremos também que a nossa vida é transitoria, como as "sucot" no deserto....e que nossa segurança está em Adonai, e nehum teto por forte que seja nos dará a proteção, unicamente Ele.
As quatro especies – "arbaát ha minim"- resaltando a unidade na diferença, ou seja, apesar de ser prantas tão diferentes entre si, formam um conjunto em Sucot. A lição deve ser que mesmo se as pessoas de uma comunidade são muito diferentes entre si- a força da comunidade está na união dessas pessoas diferentes, e nenhuma pode ou deve ser excluida – assim como nenhuma é mais importante que as outras.
E lembremos a importancia do dia 19 – "simchat Torah"- para comemorar o inicio do novo ciclo anual da leitura da Torá.

Hag Sameach !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.