terça-feira, 21 de abril de 2009

A Torá e o Mashiach

Uma Luz a Palavra de Elohim
Gaml'el Ben-Avraham
Baseado em textos de Sha'ul Ben-Tsion e David H. Stern
HaSatan é astuto como podemos observar em Lucas 16:8b - “(...) porque os mundanos possuem mais sekhel do que quem recebeu a luz ao lidar com o seu tipo de pessoas!”
A palavra sekhel significa “senso comum, inteligência, prática, esperteza”. “Modo astuto”, traduzido do grego por phronimôteroi eisin. Yeshua não está louvando a atitude corrupta do administrador em procurar ser o número um, mas sua habilidade e inteligência em perseguir o seu alvo equivocado. Quem deseja ser o número um, e destronar HaShem de seu trono eterno? Não é novidade para ninguém que HaSatan usa de meias-verdades para, se possível, confundir aos eleitos.
Dentro deste conceito, vejamos a obra maligna que ocorreu na tradução de Romanos 10, nas traduções da Bíblia:
“Ora Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas. Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo.)” - (Romanos 10:5-6)
Reparem na palavra "mas". Segundo o dicionário Houaiss, a conjunção "mas" é definida como: "conjunção adversativa - com variações de sentido, introduz o segmento que denota basicamente uma oposição ou restrição ao que já foi dito"
“As conjunções são pequenas palavras facilmente ignoradas, mas, em um argumento cuidadosamente considerado, elas podem ser de suma importância, chegando até a mudar todo o sentido do argumento.” (David H. Stern)
EM SUMA, a palavra "mas" é usada para mostrar oposição. Uma sutil tentativa de fazer oposição entre "Torá" e "graça." Contudo, a palavra "mas" não é encontrada nem no Texto Recebido (grego) nem na Peshitta (aramaico)! Foi uma invenção do padre Almeida!
Segue uma leitura mais fiel de Romanos 10:5-6 fiel ao grego, de David H. Stern:
"Porque Moshe escreveu sobre a justiça baseada na Torah: a pessoa que pratica estas coisas obterá a vida por intermédio delas (Lv 18:5). Além disso, a justiça baseada na confiança diz: 'Não diga no seu coração: 'quem subirá ao céu?'' - isto é, para trazer o Messias.”
Na Peshitta lemos: "Porque Moshe escreve que o homem que pratica a justiça que vem da Torá viverá por ela, e é a justiça que vem pela fé. Assim [Moshe] diz: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu e trará do alto ao Mashiach?"
Em Vaicrá/Levítico 18:5 encontramos: “Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; os quais, observando-os o homem, viverá por eles. Eu sou Adonai.” Os dois mais importantes dos “estatutos e juízos” mencionados aqui são afirmados por Yeshua em Marcos 12:28-31:
“Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.”
“Amar a HaShem”
(a Sh'ma, Devarim/Deuteronômeo 6:4-5) e “amar ao próximo como a si mesmo” (Vaicrá/Levítico 19:18). ambos estão baseados na confiança em HaShem: você não pode amar a Ele se não crê Nele como quem Ele diz que é e, uma vez que você e seu próximo foram feitos à imagem de Elohim, você não pode amar o próximo como a si mesmo no sentido que a Torá requer sem crer no Elohim que criou vocês dois. Portanto Vaicrá/Levítico 18:5, citado aqui por Sha'ul, respalda seu argumento de que a obediência à Torá requer confiança, não obras legalistas.
Vejam que Rav. Sha'ul (Paulo) em suas Cartas não antagoniza "Torá" e "graça", mas sim complementa a questão do viver a Torá, mostrando que o viver a Torá é pela fé. Só uma palavra acrescentada, uma palavrinha inocente, um "mas", e dá-se margem a todo o sistema teológico do anti-messias: o de operar a desobediência.
Agora vejam que interessante. Vemos claramente uma citação de Rav. Sha'ul (Paulo) a Devarim/Deuteronômio 30:11-14. Porém, quando olhamos para essa passagem, encontramos:
“Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti. Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.”
Ou seja, Rav. Sha'ul (Paulo) faz aqui um belíssimo Remez. Ao citar, falando do Messias, um texto que fala da Torá, ele está nos mostrando que o Messias e a Torá são UM – não há como dividi-los.
As implicações disso são fantásticas, pois podem ser encontradas em ambos os lados da equação do Remez de Rav. Sha'ul (Paulo): não há como viver a Torá sem a fé no Messias, e não há como viver a fé do Messias sem viver a Torá.
A Palavra de YHWH é viva. Basta voltarmos a ela, e caem as escamas de seus olhos. (Atos 9:18) - “Naquele momento, algo semelhante a escamas caiu dos olhos de Sha'ul; e ele pôde enxergar outra vez. Ele se levantou e foi imerso.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.