quinta-feira, 23 de julho de 2009

A Mulher Samaritana & a Água Viva

Yeshua no Poço de Samaria

Um dia, Yeshua e os Seus talmidim estavam voltando da Judéia para a Galiléia, e estavam passando pelas cidades de Samaria. Eles foram para uma cidade chamada Sychar ( סוּכַר ) a qual estava na região que Ya'acov tinha dado a Yosef, e onde Ya'acov ficava era bem situado. O Poço de Ya'acov era um lugar comum para os viajantes pararem, descansar, e fazer uma refeição. Assim enquanto os talmidim entraram na aldeia para comprar comida, Yeshua se sentou sobre um poço para descansar. Enquanto Ele estava sentando lá, uma mulher Samaritana veio puxar água do poço. Poço de Ya'acov é bastante fundo, assim requeria uma corda e um recipiente que seria baixado até a água, e quando enchia de água, se puxava para cima. Considerando que Yeshua não tinha nenhuma corda nem um recipiente, Ele perguntou para a mulher se ela puxaria um pouco de água para Ele beber.
A mulher estava muito surpresa que Ele aceitaria água dela! Ela disse, (Yochanan/João 4:9) “Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).” Ela perguntou isto porque ela sabia que os judeus consideravam os Samaritanos sempre estarem sujos, e que as suas panelas também estavam sujas. E isto era retificado até mesmo por uma mulher Samaritana! Mas como você supõe que a mulher sabia que ela estava falando com um homem judeu?
De qualquer modo, Yeshua respondeu à mulher lhe falando que se ela sabia a quem que ela estava falando, em vez de Ele lhe pedir água, ela teria Lhe pedido água, e Ele teria dado água viva a ela. Quer dizer, Ele teria dado a ela água que fluía de um fluxo. Agora água fluía de um fluxo nunca era considerada suja, assim o fato que ela era uma Samaritana não teria feito nenhuma diferença. A mulher pensou que tal idéia era incrível! Ela perguntou para Yeshua, (Yochanan/João 4:11-12) “Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que o nosso pai Ya'acov, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?” Mas Yeshua não estava falando sobre água para beber. Ele estava usando a água como uma ilustração da salvação que vem do trabalho do Espírito. Veja, em hebreu a palavra para “água corrente” é de fato “água viva” ( מַיּםִ חָיּיִם , mayim chayim). Yeshua estava usando um jogo de palavras. Ele estava falando sobre a água que dá vida espiritual, e até mesmo vida eterna. O Profeta Iermiahu/Jeremias (2:13; 17:13) HaShem tinha se descrito como a fonte de “água viva” de Quem derivou a salvação de Israel. Mas a mulher não entendeu as palavras de Yeshua.
Ela pensou que Ele estava falando sobre água para beber e usar para lavar e cozinhar, assim ela disse, (Yochanan/João 4:15) “Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.” Assim Yeshua precisou demonstrar exatamente a ela quem Ele era. Ele disse, (Yochanan/João 4:16) “Vai, chama o teu marido, e vem cá.” Bem, a mulher tinha sido casada cinco vezes e se divorciou todas elas, e os seus divórcios não eram íntegros. Assim o homem que ela chamava atualmente de seu marido não era de fato o marido dela. Ela disse a Yeshua, (Yochanan/João 4:17a) “Eu não tenho marido.” Então Yeshua disse, (Yochanan/João 4:17b) “Disseste bem: Não tenho marido. Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.” Bem, a mulher foi surpreendida!
Como este homem poderia conhecê-la se eles nunca tinham se encontrado antes? Ela disse, (Yochanan/João 4:19-20) “Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.” Yeshua lhe disse que já estava vindo um dia quando ambos o Monte Gerizim (onde os Samaritanos adoram) como também Jerusalém (onde os judeus adoram) seria infestado pelos seus inimigos. Mas que o Eterno é um Espírito, e assim aqueles que O adoram em espírito e verdade podem O adorar em qualquer lugar. A mulher respondeu, (Yochanan/João 4:25) “Eu sei que o Mashiach vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.” Então Yeshua disse a ela, (yochanan/João 4:26) “Eu o sou, eu que falo contigo.” Bem, a mulher finalmente entendeu sobre o que Yeshua estava dizendo sobre “água viva.” Ela entrou na aldeia e começou a contar para todo o mundo, (Yochanan/João 4:29) “Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Mashiach?” E como resultado muitas pessoas Samaritanas acreditaram em Yeshua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.