quinta-feira, 23 de julho de 2009

Os Gregos do Pacto Renovado

A Restauração da Casa de Israel


Por: Moshe Yoseph Koniuchowsky
Traduzido e adaptado by Gaml'el ben Avraham

A palavra grega para grego é helénico (Strong 1672), onde derivou a palavra helenista, onde a palavra grega para gentis (pagãos) é etnos e os manuscritos gregos para o Pacto Renovado está claro que essas duas palavras recorrem a dois grupos diferentes de pessoas. Os helenistas especificamente eram aqueles vindos de ambas as casas de Israel que vieram a ser helenizados na fé e cultura grega.

Yochanan/João 7:35 “os habitantes de Y'hudah disseram entre si: 'Aonde pretende ir este homem, que não o encontraremos? Será que ele pretende ir à diáspora [os dispersos] grega e ensinar os habitantes de Y'hudah de língua grega?” – serra de que Judá sabia onde Efraín estava. Era de conhecimento comum que no tempo de Yahshua alguns israelitas tinham ido para o oeste e eles estavam espalhados entre os gregos e as nações de língua grega. A Peshitta Aramáica adiciona o termo pagãos no versículo 35 e pelo que nós vemos, no primeiro século gregos e pagãos eram considerados dois povos diferentes. Em Yochanan/João 12:20 diz, “Entre os que tinham ido adorar na festa, estavam alguns judeus de língua grega.” – veja que os israelitas gregos e outros povos israelitas não-biológicos estavam celebrando o Chag Matzoth, a Festa dos Pães Ázimos (sem Fermento). Esses eram judeus helenistas, que como os efraimitas das 10 tribos, rendiam tributo a YHWH desde seu exílio.

No Primeiro Livro de Macabeos, livro histórico escrito por volta do ano 130 AEC, há uma carta autêntica do Sumo Sacerdote de Israel escrita aos israelitas espalhados na Grécia e Esparta, onde cumprimenta aos espartanos como irmãos físicos dos judeus da mesma descendência de Avraham. Vejamos 1 Macabeos 12:19-23 “Cópia da carta que eles tinham mandado a Onias: 'De Ario, rei dos espartanos, ao grande sacerdote Onias. Saudações! Em documento sobre os espartanos e os judeus, foi descoberto que são parentes, descendentes de Abraão. Assim, a partir do momento em que tivemos conhecimento disso, ficamos desejando muito que vocês nos escrevessem, falando da sua situação atual. De nossa parte, queremos afirmar que o gado e as riquezas de vocês são nossos, da mesma forma que é de vocês tudo o que é nosso. Determinamos que lhes fosse levada uma mensagem nesse sentido.'” Este intercâmbio é confirmado por Josefo, como também nas Escritas, como nós observamos em Corintyah Alef/1 Coríntio 10:1-4 “Irmãos, não quero que vocês ignorem uma coisa: todos os nossos antepassados estiveram sob a nuvem; todos atravessaram o mar e, na nuvem e no mar, todos receberam um batismo que os ligava a Moshe. Todos comeram o mesmo alimento espiritual, e todos beberam a mesma bebida espiritual, pois bebiam de uma rocha espiritual que os acompanhava; e essa rocha era o Mashiach.”

Atualmente a tribo de Dan veio ser conhecida como Danoi (entre outros nomes) que lutou na Guerra de Tróia e lutou na conquista da Pérsia de acordo com a história. Estes Danoi estavam entre os fundadores originais do Império grego.

Os macedônios chamam a Rav Shaul (Paulo) em Maaseh Shlichim/Atos dos Apóstolos 16:6-13 “E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pela Ruach HaKodesh [Espírito Santo] de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas a Ruach não lho permitiu. E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade. E Shaul teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos. E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho. E, navegando de Trôade, fomos correndo em caminho direito para a Samotrácia e, no dia seguinte, para Neápolis; E dali para Filipos, que é a primeira cidade desta parte da Macedônia, e é uma colônia; e estivemos alguns dias nesta cidade. E no dia de shabat saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.” – confirme que YHWH o tinha chamado para ajudar os israelitas espalhados com as Boas Novas, Eles eram macedônios e eles eram efraimitas que precisaram de ajuda para voltar à comunidade das nações de Israel. O homem na visão simboliza Israel, chamado nas Escrituras como o homem ou homens de sua multidão.

Em Maaseh Shlichim/Atos 16:13 vemos que o Shabat (dia de descanso) mantém as mulheres em Grécia, as quais logo vem a ser israelita nazarenas (crentes), os quais eram os israelitas dispersos praticando o shabat. Romiyah/Romanos 1:16 “Porque não me envergonho do evangelho do Mashiach, pois é o poder de Elohim para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.” – confirma isto, como este é um chamado para resgatar e salvar a ambas as casas de Israel no exílio chamada de os Yahudim (judeus) e os Yevanim, ou grego. Em Romiyah/Romanos 1:14 diz, “Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes.” aqui vemos que YHWH chama os não-judeus e não-gregos aos verdadeiros pagãos ou estrangeiros/gerim. Assim Romiyah/Romanos 1:16 deixa claro a restauração escritural das duas casas de Israel... em Romiyah/Romanos 2:9-10 diz: “Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego.” – veja que ambas as casas entram no problema de Yaacov, referido pelo termo Tribulação sobre os judeus e gregos, o qual no contexto do primeiro século é uma declaração de que ambas as casas entraram na Grande Tribulação que culmina em nossa era. Vejamos:

“Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos ao Mashiach, poder de Elohim, e sabedoria de Elohim.” Corintyah Alef / 1 Coríntios 1:24

"Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Elohim, e a fé em nosso Senhor Yeshua HaMAshiach.” Maaseh Shlichim/Atos 20:21

“Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas o Mashiach é tudo em todos.” Qolesayah/Colosenses 3:11

“Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Adonai de todos, rico para com todos os que o invocam.” Romiyah/Romanos 10:12

Em Yochanan/João 12:20 “Ora, havia alguns gregos, entre os que tinham subido a adorar no dia da festa.” vemos os efraimitas guardando as moed (festas). Em Yochanan/João 12:23 “E Yeshua lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado.” Yeshua está certo que Sua Gloria será revelada, conforme Efraim e Judá O procurarem. Em Yochanan/João 12:24 diz: “Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.” – aqui Yeshua fala da morte de Israel entre as nações, só para ser ressuscitada de acordo com Ezequiel 37, como a nação que uma vez mais dará fruta e se multiplicará. Então nos versos 25-26, “Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.” – aqui, Yeshua declara que todos os israelitas que seguem isto estarão com Ele onde Ele estará. Onde Ele estará possivelmente na era que está por vir? É deste modo! O retorno para a Terra de Israel (Eretz Israel) e Jerusalém no olam habah (Reino Vindouro). No verso 27 Yeshua mostra que por sua morte, este retorno do exílio será efetivo. Vejamos o que diz Yeshayahu/Isaías 49:5-6.

“E agora diz o Eterno, que me formou desde o ventre para ser seu servo, para que torne a trazer Yaacov; porém Israel não se deixará ajuntar; contudo aos olhos do Eterno serei glorificado, e o meu Elohim será a minha força. Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Yaacov, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.”

Encerrando, Yochanan/João 12:28-30 diz: “Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei. Ora, a multidão que ali estava, e que a ouvira, dizia que havia sido um trovão. Outros diziam: Um anjo lhe falou. Respondeu Yeshua, e disse: Não veio esta voz por amor de mim, mas por amor de vós.” – no final dos tempos da restauração do Israel judeu e grego, o Pai exaltará o Seu nome nos meio deste processo da restauração, como ele fez no Monte Sinai. Ele faz e diz aqui que Ele voltará a fazer outra vez. Dentro de cada um? Não. Entre os que retornam de ambas as casas de Israel. (Se você pertencer a um destes dois grupos de restauração das duas casas que não restabeleceram o Nome de YHWH nos seus lábios, deve fazer isso bem alto e assegurar-se que é um verdadeiro grupo de restauração).

Em Yochanan/João 12:29-30 vemos Yeshua confirmando que este som não é simplesmente o de um trovão corriqueiro, mas era o Bat Kol ou a voz divina, exaltando o Nome de YHWH diante dos homens que regressam à Comunidade de Israel.

Isto não é feito pela vontade de Yeshua, mas para os verdadeiros crentes que se vê nos versículos 20-21, “Ora, havia alguns gregos, entre os que tinham subido a adorar no dia da festa. Estes, pois, dirigiram-se a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e rogaram-lhe, dizendo: Senhor, queríamos ver a Yeshua.” – esta claro que é de entre os gregos israelitas. Eles estão finalmente regressando de seus pais exílados mortos nas nações cegos da sua identidade e condição perdida (versículo 32) “E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim.” Pela morte de Yeshua, todos os homens, ou todos os redimidos de Israel retornariam e seriam enviados do exílio e morte física.

“Eu os remirei da mão do inferno, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua perdição? O arrependimento está escondido de meus olhos.” Hoseah/Oséias 13:14

“E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.” Coríntio Alef/1 Coríntios 15:54

Rav Shaul (Paulo) considera que os gregos de Coríntios são os herdeiros da promessa na reunificação de Israel como se pode ver em Corintyah Alef/1 Coríntios 5:7-8 “Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque o Mashiach, nosso Pessach [páscoa], foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.