quarta-feira, 6 de maio de 2009

Akrobustia

A Chave Para Entendimento do Novo Testamento (Brit Chadashá)
Por wikipedia.org

Akrobustia (ακροβυστα, 203 do grego lexicon - pronuncia-se ak-rob-oos-tee'-ah), substantivo feminino, refere-se a uma condição em que os corruptos desejos enraizados na carne ainda não foram extintos; o pênis ou órgão sexual masculino); o prepúcio; por implicação.
Akrobustia foi a palavra grega utilizada nos escritos de Sha'ul "Apóstolo Paulo" para descrever a sua missão junto às nações. Esta palavra não quer dizer gentios em si, mas um subconjunto dentro dos gentios! O termo akrobustia, ao contrário de peritome (περιτομή), refere-se aqueles que foram previamente circuncidados, mas por desobediência e rebelião total, tiveram seus prepúcios arremessados longe, assim tornando-se como uma pessoa não circuncidada ou como um incircunciso (chamado de aperitome), ou seja, um gentio-pagão (o gentio 100% ou outras nações).
Aperitome é o oposto do ministério ao peritome (que Kefa {Pedro} e Ya'akov {Tiago} tiveram).
Se Sha'ul tivesse sido chamado para os 100% gentios, então deveria ter sido um chamado ao aperitome ou ao que nunca foi circuncidado. Quanto a “peritome', as únicas pessoas que se encaixam bem neste contexto sãos os da Casa de Israel que agindo profanamente eles foram viver entre os gentios. Quando viviam entre estes, eles acabaram por recusar a lutar pelo seu estilo de fé, peritome, como a tribo de Y'hudah (Judá) fazia na Diáspora.
A Casa de Israel simplesmente 'jogou a toalha', sucumbindo ao paganismo a sua volta. Este modo de vida tornou seu estado original de peritome em akrobustia ou o circuncidado que tomou de sua circuncisão e a jogou para longe, considerando a vida na Torah um peso e algo a ser arremessado longe.
Então a pergunta é: Sha'ul foi enviado primeiramente aos pagãos? Se este fosse o chamado dele, então deveria ter utilizado o termo aperitome, que é o EXATO OPOSTO de peritome, adicionando o prefixo a (alfa) que nega o sentido de peritome! (Tradução, Koniuchowsky, M.Y - CIRCUMCISION LIBERTY FOR NEW COVENANT ISRAEL Part Nine in the Series on the Restoration of Israel.)
No entanto, Sha'ul não reivindicou um ministério ao aperitome nem ao circuncidado, antes o seu ministério de acordo com o própria descrição foi aos akrobustia; ou seja, à aqueles que foram circuncidados anteriormente, mas a arremessaram (a sua aliança) para longe!
Akrobustia se refere ao Efrainita circunsidado anteriormente, ou aqueles que consideraram (regeitaram) a sua Circuncisão da Aliança e a jogaram fora (para longe de si), por desobediência e rebelião. Os efrainitas se tornaram conhecidos pelos judeus tementes e observantes da Torah, como quem se comportava como um incircunciso. Estes judeus deixaram de lutar para conservar a sua fé.
Em Mattitiyahu (Mateus) 18:17 diz: "Se ele se recusar a ouvi-los, conte à congregação; e, se ele se recusar a ouvir até mesmo a congregação, trate-o como você faria em relação a um pagão ou cobrador de impostos (publicano)." Pagãos, Etinou ou goy em hebreu (uma nação externa; por conseguinte, um gentil 100%); se refere àqueles que não seguem a Torah e com isso acabam voltando para o estado pagão ou publicano.
O judeu que abandona a Torah, é considerado um estrangeiro.
Assim:
JUDEU > se afasta >(vira) ESTRANGEIRO > se afasta mais >(vira) PAGÃO
Yeshua (O Mashiach [Messias]), veio para os perdidos da casa de Yisrael, ou seja para os Akrobustia, e não para os aperitome. Em Lucas 5:32, Yeshua disse: “Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.”
A palavra prostituta, advém desta palavra, e isso deve nos ajudar a entender o que significava a Casa de Judá, quando se refere aos membros da Casa de Israel.
A Casa de Israel se tornou uma prostituta espiritual que negou a Elohim e seguiu a outros deuses pagãos.
Curiosamente, a palavra “prostituta” foi utilizado pela primeira vez no idioma inglês em torno do início do século 13. Originalmente, se referia a um homem sem ocupação, um vagabundo, ou um mendigo.
Posteriormente, ela passou a significar um ato lascivo, alguém que pratica atos excessivos de indecências sexual. Não é interessante que as duas primeiras definições da palavra "prostituta" são descrições da Casa de Israel?
Em Efésios 2:11-12, lemos; “Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão (akrobustia) pelos que na carne se chamam circuncisão (peritome) feita pela mão dos homens; Que naquele tempo estáveis sem o Mashiach, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Elohim no mundo.”
Olhe para a palavra "noutro tempo", aqueles que efetivamente receberam a Salvação através do sangue do Mashiach Yeshua já não são gentios, não existe tal coisa como "gentios salvos." Depois que você deixa de ser gentil, é tempo de olhar para a obediência a Torah, e a Torah é o mandamento (mitzvot) da circuncisão como prova da eterna aliança de Elohim com Avraham.
Uso:
A palavra Akrobustia foi usada por Sha'ul 20 vezes, sendo elas encontradas em:
Atos 11:3, Romanos 2:25-27, Romanos 3:30, Romanos 9:4, Romanos 4:10-12, I Coríntios 7:18-19, Gálatas 2:7, Gálatas 5:6, Gálatas 6:15, Efésios 2:11, Colossenses 2:13 e Colossenses 3:11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.